Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tucumã - Fruta Típica Amazônica

TUCUMÃ
Nome Científico: Astrocaryum aculeatum

O povo Apurinã, do tronco lingüístico Aruak, que se autodenomina Popingaré ou Kangitê habita ao longo do Rio Purus e seus afluentes. Desde inúmeras gerações, essa tribo indígena utilizava o caroço do tucumã para produzir colares. Para eles, esses adornos têm propriedades energéticas e servem como protetor espiritual. Também utilizavam o tronco da palmeira para fabricar seus instrumentos de guerra. Já para a Igreja Católica, os adereços dessa planta, a exemplo do anel de tucum, representavam a pobreza e humildade, por isso ainda hoje esse anel é utilizado pelos bispos como forma de demonstrar o amor aos pobres.
Antigamente os pedaços quebrados do caroço eram trabalhados com paus e pedras, e lixados com folhas do mato, faziam com que a matéria-prima bruta se transformasse em uma semente bela e polida. Hoje as técnicas mudaram, mas o valor da semente ainda permanece intacto.
Além da semente, o fruto de riquíssimo valor nutritivo também é apreciado pelos nativos da Amazônia. A exploração da polpa de tucumã e de seus derivados representa uma importante atividade econômica para a região. O fruto é consumido ao natural ou como recheio de sanduíche ou tapioca, que são muito consumidos nos “cafés regionais”. É também utilizado como matéria-prima na indústria de sorvetes e tem potencial para a elaboração de patês, mingaus, doces e o “vinho de tucumã”.
Da polpa dos frutos e das sementes podem ser extraídos diferentes tipos de óleos comestíveis, além de poderem ser utilizadas como suplemento alimentar e ração animal. O tronco da árvore de tucumã pode ser usado na construção de cercas vivas, currais e casas rústicas. As fibras das folhas, retiradas por um método manual chamado de maceração, são empregadas artesanalmente na fabricação de redes de pescar e de dormir, linhas para arco de flecha, cestos e balaios. As sementes são usadas na confecção de brincos, anéis, pulseiras, colares e até cosméticos.
A sua origem ainda é desconhecida, mas alguns pesquisadores afirmam que o tucumanzeiro é nativo do estado do Amazonas, por isso que também é chamado de tucumã-do-amazonas. É localizado ainda nos estados brasileiros do Pará, Roraima, Mato Grosso, Rondônia e Acre, além da Guiana, Peru e Colômbia. Cresce em áreas de terra firme, sendo muito comumente encontrado em solos pobres.
Para se extrair o fruto é necessária muita habilidade, pois os grandes cachos são protegidos pelos longos e finos espinhos do tronco. A casca firme que envolve o tucumã, só pode ser retirada com o uso de faca. Os coletores de sementes retiram de cada árvore, aproximadamente cinqüenta quilos por ano.


CURIOSIDADES


Tucumã - Fruto típico Amazônico

Que cem gramas da polpa do fruto de tucumã equivalem a dez frutas cítricas? Além da vitamina C presente nessa fruta, o tucumã também apresenta um elevado teor de vitamina A, que é essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano. A região Amazônica possui uma reserva nativa de muitas frutas coloridas, que possuem uma substância de cor amarela chamada de caroteno, que auxilia em diversos órgãos do corpo, como por exemplo, a visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário