Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Castanha do Pará

Àrvore Castanheira
CASTANHA-DO-PARÁ
Nome Científico: Berthollitia Excelsa

Altura de 30-50m, excepcionalmente 60m, com tronco retilíneo de 100-180cm de diâmetro. Folhas simples, glabras, de 25-35cm de comprimento. Ocorre em toda a região Amazônica. A madeira é moderadamente pesada, macia ao corte, textura média, grá direita, superfície sem brilho e lisa ao tato, de boa resistência aos ataques de organismos xilófagos.
Seus frutos amadurecem no período de dezembro a março. A madeira é indicada para construção civil interna leve, tábuas para assoalhos e paredes, painéis decorativos, forros, fabricação de compensados, embalagens, etc. As castanhas ou sementes são muito apreciadas para consumo, sendo internacionalmente conhecidas; constituem um dos principais produtos de exportação da Amazônia.

A Castanheira é um gigante da floresta. Essa árvore pode alcançar 50 m de altura. O diâmetro (circunferência) do tranco chega 4 m. Quanto ao tempo de vida, uma castanheira pode fazer 800 aniversários. Devido ao seu valor como alimento, remédio e fator de renda doméstica e comércio internacional, em nosso país existe uma lei que determina que ninguém possa derrubar uma castanheira. É crime! Por causa da altura da árvore, para colher as castanhas, é preciso esperar que o ouriço (coco) caia. A produção depende da idade das castanheiras. As mais novas produzem de 30 a 50 ouriços a cada ano. As árvores com idade entre 200 e 400 anos podem produzir mil ouriços em um ano. Dentro do fruto, encontram-se entre 15 e 24 castanhas.

O ouriço é muito resistente e precisa ser aberto com golpes de facão, pedra ou machado. A cutia também consegue abrir o ouriço. Ela come algumas castanhas e enterra as outras para comê-las depois. As sementes esquecidas podem germinar e dar origem a novas castanheiras.

As majestosas castanheiras são seculares. Nativas das matas de terras firmes elas nascem de forma espontânea juntamente com várias árvores nativas em agrupamentos chamados tradicionalmente de castanhais. Também conhecida como castanheira-do-brasil, é uma das mais importantes árvores amazônicas e sua exploração tem um papel fundamental na organização socioeconômica e no reflorestamento de grandes áreas degradadas da floresta.

Os frutos da castanheira, também chamados pelo nativo de "ouriços", possuem uma casca lenhosa e rígida, podendo pesar até dois quilos. Ao amadurecem eles despencam do alto da castanheira afundando no chão da mata ou partindo-se ao meio, pela altura das castanheiras somadas ao seu peso. A castanha, fruto de polpa branca, é rica em gorduras e proteínas. Pode ser consumida fresca, assada ou como ingrediente em pratos doces e salgados.

É um substancial alimento, contendo, em potencial, as vitaminas A, B, C, D, E, F, PP, minerais como o Cálcio, o Fósforo, o Potássio, proteínas em grande percentual e ferro. É um elemento fundamental da culinária cabocla.

A ingestão de somente três castanhas por dia é o bastante para suprir o organismo de quase todas as substâncias alimentícias necessárias para a sobrevivência. É considerada a carne vegetal mais completa, segundo a classificação que lhe deu o cientista e naturalista italiano Botazzi.

CURIOSIDADES:

A castanha-do-pará fornece o mineral selênio, que é antixiodante, magnésio e ácido graxo ômega 3 benéfico para a saúde.
  • Produto nacional produzido na região norte do País, que não faz parte habitualmente da dieta dos brasileiros, de baixo custo ao ser comparado a produtos importados.
    - Uma unidade de Castanha do Pará equivale à necessidade diária recomendada do mineral selênio para o adulto, ou seja, de 55 mg. O selênio atua com a vitamina E para proteger os compostos corporais da oxidação, especialmente retardando a oxidação do LDL - colesterol.
    - Além disso, a Castanha do Pará é rica em ácidos graxos poliinsaturados
    (ômega 6 e ômega 3).
    - Por essa razão, o consumo diário de uma unidade de Castanha do Pará, tem um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares, sem interferir com as calorias da dieta, já que uma unidade (mais ou menos 4 g) tem 27 Kcals.
  • É uma fruta oleaginosa que possui em sua composição uma grande quantidade de gordura vegetal de boa qualidade, que auxilia na oxidação de gorduras ruins como o LDL colesterol, possui selênio um potente antioxidante que protege as células contra os radicais livres. Além de proporcionar energia e proteínas, vitaminas e minerais ao organismo.
  • Castanha-do-Para ajuda a evitar as rugas ao redor dos olhos e a queda da pálpebra superior
  • Fruto da castanheira-do-pará, árvore de porte magnífico e dimensões notáveis, com tronco de até 4 m de diâmetro, chegando a alcançar 50 m de altura. O fruto (ouriço) é esférico, de 11 a 14 cm de diâmetro, com peso variável entre 700 e 1.500 grs. O ouriço tem casca lenhosa, muito dura, contendo de 11 a 22 amêndoas ou castanhas graúdas, envoltas por casca lenhosa fina, pouco resistente. Essas castanhas são comestíveis, muito saborosas e de elevado sabor alimentício. A Castanha-do-Pará é muito usada para a confecção de confeitos, recheios, coberturas de bolos, além de doces diversos. Quando frescas fornecem o leite usado na preparação de vários pratos típicos da cozinha paraense. Apreciada em todo o mundo, é um dos principais produtos de exportação do Pará.
  • Apenas uma noz é suficiente para suprir as necessidades diárias de Selênio no organismo humano. Estudos recentes mostram que o mineral previne câncer, cardiopatias, reduz a toxidade de metais pesados e age no combate 
    aos radicais livres.
  • Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, revelaram que forma o selênio, mineral encontrado na castanha-do-pará, interage com a química do organismo para oferecer proteção contra as células cancerígenas, especialmente na mama.
  • O ouriço é usado para artesanato, remédio e carvão. O Brasil é o maior produtor de castanha-do-pará, com 75%. Isso significa 45 mil toneladas anualmente.
  • Ouriço da Castanha do Pará
  • É também muito usada pelos caboclos para clarear os cabelos. Colocam a resina pura nos fios, expondo-os ao sol por longo tempo. No corpo, mais propriamente nos seios e abdômen, aplica-se o seu óleo bruto em massagens, para evitar estrias e amaciar a pele, deixando-a suave e sedosa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário