Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Buriti - Fruta típica da região Amazônica

Buriti
BURITI


Possui folhas grandes, em formato de estrela. As flores são dispostas em longos cachos de até 3 metros de comprimento e possuem coloração amarelada, surgindo de Dezembro à Abril. Sua semente é oval e a amêndoa é comestível.
Além de utilizarem a palha do buriti nas suas construções, produtos medicinais, artesanato, entre outros, eles também a utilizam em seus rituais.
Abaetetuba é a uma cidade que se destaca por ter grande incidência dessa árvore.
Utilizado principalmente no artesanato, onde da tala se faz abano, paneiro, tipiti e rabo de foguete (descasca e tira a fibra) e da fibra faz-se calafeto de montaria; Da tala fabrica-se tapetes, peneiras, bolsas e da fibra, calafeto de montarias. Da fibra retirada do pecíolo fabricam-se tapetes, peneiras, bolsas e calafeto de montarias. Do pecíolo retira-se a tala para confecção de pipas ou papagaios, além da fibra do pecíolo servir para calafeto de montarias. Da folha faz-se vela de embarcação, da tala da folha faz-se gaiola e aro de pipa, da parte de fora do “braço” do buriti (pecíolo – envoltório) faz-se pane iro, o caroço moído serve de alimento para porco. Da fibra retirada do pecíolo fabricam-se tapetes, peneiras, bolsas e calafeto de montarias.

CURIOSIDADES

Nos jogos da tribo camaiurá era usado o Ui'ui - Um fio fino e resistente, feito com palha de buriti, tem uma parte enterrada na posição horizontal. O organizador do jogo é quem cobre o fio, sem deixar que os demais vejam em que direção ele se estende sob a areia.
O buriti é considerado pelos índios Krahô, como a árvore da vida.
O buriti é uma planta muito importante para a cultura Enawenê Nawê. De madeiras especiais os índios fazem canoas, bancos, remos, bordunas arcos, flechas, ralos, fogo. Cipós são usados como cordas fortes, coletam resina para fogo e látex para bolas e enfeites de perna das mulheres. Além das fibras, os Enawenê fabricam redes, saias e pulseiras de algodão que cultivam.
Os homens usam estojo peniano. É uma palha enrolada feita de fibra de buriti que serve para amarrar o pênis. É muito vergonhoso andar sem essa palhinha, é como andar nu. Essa palhinha é colocada quando os meninos estão entrando na adolescência. A partir daí aquela vida folgada de brincadeiras começa a mudar, os meninos começam a ter maiores responsabilidades de trabalho e a se preparar para casar.
Outro uso do óleo do miriti na medicina popular é contra queimaduras na pele, causando alívio imediato, além de auxiliar na cicatrização. Também é usado como protetor solar já que absorvem grandes irradiações.



Buritizeiro
Buritizeiro

Um comentário:

  1. o doce de buriti é muito gostoso tentem conhecer eu recomendo.

    ResponderExcluir